sexta-feira, 31 de maio de 2013






Vogal Temática.
É aquela que prepara a base de uma palavra para receber outros elementos e caracteriza a conjugação de verbos. São três as vogais temáticas dos verbos em Português:  a, e, e i. O  –a classifica os verbos como sendo de primeira conjugação, o  –e classifica os classifica como verbos de segunda conjugação, e, por fim, o –i está presente nos de terceira conjugação.
Exemplos:
a) am-a-r: o radical do verbo amar se une à vogal temática de primeira conjugação para receber a desinência que marca o infinitivo verbal.
b) Vend-e-r: radical do verbo vender, vogal temática de segunda conjugação e desinência verbal.
 c) Curt-i-r: radical do verbo curtir, vogal temática de terceira conjugação e desinência verbal.
Em Português, uma sequência que ignore a existência dessa vogal seria impossível:  *amr, *vendr e *curtr  são, portanto, agramaticais por serem impossíveis de se aceitar na língua.
Em nomes, a vogal temática determina a formação de substantivos e adjetivos. São vogais temáticas de nomes o –a,  -e, e o –o.  Exemplos:
a) ajunt-a-mento;
b) peix-e; e
c) espant-o
 porém, existem as atemáticas são as palavras oxítonas terminadas em a, e, i, o, e u, como alvará, candomblé, tupi, avó, urubu, e palavras em consoantes, como feliz, mulher, flor, etc. Essas palavras recuperam suas vogais temáticas quando estão no plural. Felizes, mulheres, flores.

A raiz é conceito histórico, isto é, é um dado relativo à origem e ao campo morfológico a que pertence à palavra. Diz-se, portanto, que a vogal temática sucede o radical e não a raiz dos verbos. 

Um comentário:

  1. Rebeca, nesta postagem senti falta dos conceitos de raiz e radical de Aronoff e Haspelmath, que adotamos em nosso curso. Você só mostrou a visão do Kehdi que, para nós, é só para comparação teórica. Outros pontos: desinências, em nosso curso, chamamos de afixos mais gramaticais; no plural de flores, mulheres e felizes temos o alomorfe {-es} de plural, certo? Abraços :)

    ResponderExcluir