sexta-feira, 31 de maio de 2013

Radical, Afixos ...


RADICAL

Corresponde ao elemento irredutível e comum às palavras de uma mesma família. Ex: ferro/ ferreiro/ ferradura/ ferramenta, o segmento ferr- representa o radical por satisfazer às exigências especificadas.
Deve-se evitar a designação de raiz, vinculada a perspectiva diacrônica, pois nem sempre há coincidência entre os enfoques sincrônico e diacrônico. Ex: comer, o radical é com- (comida, comilão), ao   que a raiz é ed-.

AFIXOS

São os morfemas que se anexam ao radical para mudar-lhe o sentido (ex: fazer/ des-fazer) ou acrescentar-lhe uma ideia secundária (ex: livro/ livr- eco). E podem, ainda, contribuir para a mudança da classe do vocábulo (ex: leal/ leal-dade). Podem ser:
·         -  Prefixos:  Antepostos ao radical.
 Ex: des-leal, in-feliz, re-por.  
·         -  Sufixos: Pospostos ao radical.
Ex: cruel-dade, firme-mente.
O acréscimo de um prefixo não contribui para a mudança de classe do radical que se atrela, diferentemente do que ocorre com os sufixos.
Os prefixos agregam-se normalmente a verbos e a adjetivos. São raros os exemplos de prefixos preso a substantivo. Os sufixos, por sua vez, podem ser nominais (substantivos e adjetivos) e verbais, existe um só sufixo adverbial  -mente, que se prende a forma feminina do adjetivo: lindamente, firmemente.

VOGAIS DE LIGAÇÃO

Existem apenas duas vogais de ligação: /i/ e /o/. O /i/ de ligação antecede o sufixo  -dade: dignidade, facilidade. Quanto a vogal /o/, só é conveniente considerá-la vogal de ligação em vocábulos em que ela também pode ser isolada, numa perspectiva sincrônica (ex: gasômetro).





Um comentário:

  1. Rebeca, esta visão do Kehdi sobre raiz e radical, para nós, serve como comparação teórica. Adotamos em nosso curso a concepção de Aronoff e Haspelmath. Veja isso em meus slides das aulas, em tuas anotações de sala de aula. E os afixos mais gramaticais? Reveja esses pontos. Abraços :)

    ResponderExcluir